Bayard Boiteux

Incêndio no Museu Nacional: veja a repercussão na imprensa internacional

Oincêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, repercutiu na imprensa internacional desde a noite de domingo (2). Ainda não se sabe o que provocou o fogo, que começou após o fechamento do museu aos visitantes. Ninguém ficou ferido.

O acervo da mais antiga instituição científica do país tinha cerca de 20 milhões de itens. Aproximadamente 3 milhões deles estavam em outro prédio.

Destruição de acervo do Museu Nacional é destaque em jornais europeus

Destruição de acervo do Museu Nacional é destaque em jornais europeus

BBC

A tragédia chegou a ganhar a manchete do site da BBC News na manhã desta segunda (3). O título diz que o corte de financiamento é apontado como culpado pelo incêndio no museu, que já foi a residência oficial da família real portuguesa no Brasil.

Na análise da jornalista Katy Watson, correspondente da BBC na América do Sul, o incêndio pode ser visto como uma “metáfora” da situação atual do país.

“Não é apenas a história brasileira que está em chamas. Muitos veem isso como uma metáfora para a cidade – e para o país como um todo. O Rio de Janeiro está em crise. A violência crescente, o profundo declínio da economia e a corrupção na política se combinaram para tornar a cidade uma sombra do que já foi um dia”, afirmou Katy Watson.

Ela ainda observa que o museu foi muito tempo ignorado e subfinanciado e que o incêndio terá “consequências devastadoras para o patrimônio histórico do Brasil”.

Notícia sobre o incêndio no Museu Nacional foi destaque no site da BBC (Foto: Reprodução/BBC)Notícia sobre o incêndio no Museu Nacional foi destaque no site da BBC (Foto: Reprodução/BBC)

Notícia sobre o incêndio no Museu Nacional foi destaque no site da BBC (Foto: Reprodução/BBC)

Forbes

Reportagem da Forbes destacou os problemas financeiros que o Museu Nacional enfrentava. “A destruição do Museu Nacional do Rio é emblemática de uma cidade sofrendo com anos de corrupção política”, diz o texto.

Reportagem da Forbes destaca problemas financeiros enfrentados pelo Museu Nacional nos últimos anos. (Foto: Reprodução/Forbes)Reportagem da Forbes destaca problemas financeiros enfrentados pelo Museu Nacional nos últimos anos. (Foto: Reprodução/Forbes)

Reportagem da Forbes destaca problemas financeiros enfrentados pelo Museu Nacional nos últimos anos. (Foto: Reprodução/Forbes)

New York Times

O jornal americano New York Times destacou que a coleção de mais de 20 milhões de itens do museu estava ameaçada pelo fogo.

New York Times destaca acervo do Museu Nacional ameaçado por grande incêndio. (Foto: Reprodução/New York Times)New York Times destaca acervo do Museu Nacional ameaçado por grande incêndio. (Foto: Reprodução/New York Times)

New York Times destaca acervo do Museu Nacional ameaçado por grande incêndio. (Foto: Reprodução/New York Times)

Le Monde

“Imagens aéreas mostram o majestoso edifício devastado por enormes chamas, sem que a ação de bombeiros no local possa extingui-las”, destacou o jornal francês Le Monde.

Jornal francês Le Monde destaca que o "majestoso prédio está sendo devastado por enormes chamas" (Foto: Reprodução/Le Monde)Jornal francês Le Monde destaca que o "majestoso prédio está sendo devastado por enormes chamas" (Foto: Reprodução/Le Monde)

Jornal francês Le Monde destaca que o “majestoso prédio está sendo devastado por enormes chamas” (Foto: Reprodução/Le Monde)

Associated Press

A agência de notícias internacional AP deu destaque para o tamanho do incêndio que “iluminou a noite e lançou grandes nuvens de fumaça no ar”.

Texto da Associated Press destacou as grandes proporções do incêndio que atingiu o Museu Nacional neste domingo (2), no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/AP)Texto da Associated Press destacou as grandes proporções do incêndio que atingiu o Museu Nacional neste domingo (2), no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/AP)

Texto da Associated Press destacou as grandes proporções do incêndio que atingiu o Museu Nacional neste domingo (2), no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/AP)

Clarín

O jornal argentino Clarín chamou o incêndio de tragédia e deu destaque para a declaração do diretor-adjunto do Museu Nacional de que “a falta de apoio e a falta de consciência do poder público levaram a esta trágica situação”.

Jornal argentino Clarín dá destaque para falas do diretor-adjunto do Museu Nacional. (Foto: Reprodução/ Clarín)Jornal argentino Clarín dá destaque para falas do diretor-adjunto do Museu Nacional. (Foto: Reprodução/ Clarín)

Jornal argentino Clarín dá destaque para falas do diretor-adjunto do Museu Nacional. (Foto: Reprodução/ Clarín)

The Daily Mail

O jornal britânico The Daily Mail chamou de inferno o incêndio que atingiu o museu. “Chamas gigantes rasgam o Museu Nacional no Rio de Janeiro, enquanto dezenas de bombeiros combatem o inferno em um prédio de 200 anos repleto de 20 milhões de artefatos de valor inestimável”, descreve a reportagem.

"Chamas gigantes rasgam Museu Nacional do Rio de Janeiro", destaca o jornal britânico The Daily Mail. (Foto: Reprodução/ The Daily Mail)"Chamas gigantes rasgam Museu Nacional do Rio de Janeiro", destaca o jornal britânico The Daily Mail. (Foto: Reprodução/ The Daily Mail)

“Chamas gigantes rasgam Museu Nacional do Rio de Janeiro”, destaca o jornal britânico The Daily Mail. (Foto: Reprodução/ The Daily Mail)

CNN

“Museu Nacional do Brasil é atingido por incêndio de grandes proporções”, afirma a CNN.

A rede norte-americana afirma que peças de valor inestimável foram atingidas e que funcionários do museu, pesquisadores e acadêmicos acompanharam de perto o combate ao fogo. “Muitos deles choravam enquanto viam as chamas consumindo o prédio”, descreve a emissora em seu site.

A CNN também destacou que o presidente Michel Temer afirmou que as perdas eram muito grandes para serem calculadas e que era “um dia triste para os brasileiros”.

A emissora ainda entrevistou o diretor-adjunto do museu, Luiz Fernando Dias Duarte, que falou sobre a perda irreparável de um acervo muito importante não só brasileiro, mas também de arte egípcia e de países mediterrâneos.

CNN registrou incêndio no Museu Nacional (Foto: Reprodução/ CNN)CNN registrou incêndio no Museu Nacional (Foto: Reprodução/ CNN)

CNN registrou incêndio no Museu Nacional (Foto: Reprodução/ CNN)

El País

O espanhol “El País” afirmou que as chamas consumiram um dos museus mais antigos do Brasil, “que guardava a maior e mais importante coleção indígena e a biblioteca de antropologia mais rica do país”. O jornal destacou que o museu sofria de apoio financeiro para a manutenção de suas atividades.

'El País' registrou incêndio no Museu Nacional (Foto: Reprodução/ El País)'El País' registrou incêndio no Museu Nacional (Foto: Reprodução/ El País)

‘El País’ registrou incêndio no Museu Nacional (Foto: Reprodução/ El País)

The Guardian

Para o britânico “The Guardian”, o incêndio atingiu o “mais velho e mais importante museu histórico e científico do Brasil” e que muito do arquivo de 20 milhões deve ter ficado destruído. É uma perda “incalculável” para uma instituição que tinha 200 anos e abrigava peças egípcias, da civilização greco-romana e fósseis encontrados no Brasil.

The Guardian registrou incêndio em museu (Foto: Reprodução/ The Guardian)The Guardian registrou incêndio em museu (Foto: Reprodução/ The Guardian)

The Guardian registrou incêndio em museu (Foto: Reprodução/ The Guardian)

Spielgel Online

O portal de notícias Spiegel Online destacou que o museu abrigava, entre várias peças de suas coleções de arqueologia, botânica, geologia e paleontologia. O jornal conta que havia críticas sobre as más condições do edifício antes do incêndio, citando relatos da mídia brasileira.

Spiegel Online registrou incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/ Spiegel Online)Spiegel Online registrou incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/ Spiegel Online)

Spiegel Online registrou incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/ Spiegel Online)

FONTE: G1

Deixe um comentário