Limitações geradas pela pandemia do novo coronavírus ainda fazem com que muitos turistas tenham de adiar a vontade de colocar o pé na estrada e percorrer os diversos destinos nacionais. Entretanto, o eventual tempo livre durante este período pode ser uma ótima chance de ‘passear’ virtualmente por alguns atrativos brasileiros e, de quebra, planejar aquela merecida viagem em breve.
‘Passear’ virtualmente por alguns atrativos brasileiros é uma opção para os viajantes. Crédito: Divulgação/Mtur
A Prefeitura Municipal de Maceió, por exemplo, proporciona uma experiência do tipo. A campanha Maceió Até Você, a cargo da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, permite acessar uma plataforma digital multimídia, onde é possível, além de percorrer os principais pontos turísticos da capital alagoana em vídeos 360º, montar roteiros e ouvir músicas de artistas da terra, entre outras atividades.
Iniciativa semelhante é desenvolvida pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. A partir de stories no perfil Descubra Pernambuco do Instagram, o interessado pode conhecer à distância as variadas praias do estado, bem como museus, teatros, o renomado Instituto Ricardo Brennand, de Recife, e até visualizar imagens dos famosos eventos de Carnaval e de São João locais.
Outra opção são as belezas do Rio Grande do Norte. Desde o ano passado, vídeos no YouTube retratam os maiores atrativos de Natal e de municípios da costa potiguar. As peças, ideais para visualização sob vários ângulos com óculos de realidade virtual, são resultado do programa Investe Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, o Sebrae, a Embratur e a Secretaria Estadual de Turismo.
Fortaleza, por sua vez, é uma das atrações da plataforma Mapatur, organizada a partir de uma parceria junto ao Google e apoiada pela Prefeitura Municipal. Nela, o público tem a oportunidade de fazer um tour virtual por diversos pontos turísticos e equipamentos públicos e privados da capital cearense e de outras 14 cidades do estado, além de obter informações gerais sobre as localidades.
TEATRO E MERCADO – O Teatro Amazonas, cartão postal de Manaus, também figura entre as alternativas do gênero. Por meio do Portal da Cultura, o Governo do Estado disponibiliza uma visita virtual em 360 graus a um dos grandes ícones turísticos da capital. O ‘passeio’ inclui o Salão Nobre e o palco do espaço, e a plataforma reúne ainda informações e curiosidades a respeito do lugar.
Já o Mercado Público de Florianópolis proporciona um tour digital pelas dependências do seu prédio histórico, construído em 1899. Idealizado pela Associação de Lojistas do local, o sistema engloba fotos e dados que contam a trajetória do espaço, permitindo ainda pesquisar opções de alimentação, artesanato, serviços e comércio em geral disponíveis.
MTUR NO INSTAGRAM – Outra boa fonte de inspiração para viagens futuras é o perfil do Ministério do Turismo na rede social. Nele, o órgão divulga destinos de todo o Brasil, a partir de imagens enviadas por usuários e seguidores no país. Para ver sua foto na página do MTur, basta marcar as tags #MTur e #ViajeDeCasa nas suas publicações.