O Turismo de Portugal integra a representação de Portugal na 26.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que decorre entre 2 e 10 de julho em São Paulo, no Brasil, onde são esperados mais de 500 mil visitantes. Portugal é o país convidado nesta edição histórica fruto da celebração dos 200 anos da independência do Brasil.
A participação portuguesa no evento tem como objetivo promover os autores portugueses, reforçando o conhecimento da cultura literária portuguesa, para além de promover Portugal como destino de múltiplas experiências de turismo literário, inspirando futuras viagens.
Tendo por mote a frase “É urgente viver encantado” (do escritor português Valter Hugo Mãe), a comitiva portuguesa compõe-se de 21 autores – Afonso Cruz, António Jorge Gonçalves, Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Filipe Melo, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Kalaf Epalanga, Lídia Jorge, Maria do Rosário Pedreira, Maria Inês Almeida, Matilde Campilho, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Teolinda Gersão, Valério Romão e Valter Hugo Mãe – bem como Luís Cardoso, o primeiro escritor timorense a vencer, em 2021, o Prémio Oceanos, e a autora moçambicana Paulina Chiziane, Prémio Camões 2021. Vitor Sobral e André Magalhães são os 2 chefs que completam a representação nacional. A programação cultural e curadoria está a cargo da jornalista e escritora Isabel Lucas.
O Turismo de Portugal foi responsável pela identidade gráfica e pela conceção do Pavilhão de Portugal, que dispõe de uma área de 500m2, integrando um auditório, um espaço multiusos com exposições e a réplica de um elétrico português, uma livraria e uma área destinada a programação infantojuvenil.
Nesta Bienal, o Turismo de Portugal desenvolve um conjunto alargado de iniciativas, no âmbito da vertente de comunicação/promoção do Programa de Ação para o Turismo Literário, designadamente, pela apresentação da exposição da Sketcher Tour Portugal Reload, pelo desenvolvimento de ações de capacitação do trade brasileiro na oferta de turismo literário, bem como pela dinamiziação de sessões de apresentação dos projetos Sketcher Tour Reload e Viagem a Portugal Revisited com alguns dos autores envolvidos. Também na área Cozinhando com Palavras será possível assistir a sessões que divulgam a gastronomia nacional e as influências do Brasil.
Este evento – ponto de encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras – celebra a transformação que os livros podem trazer à vida das pessoas e prevê uma programação multicultural abrangente, onde há lugar para literatura, gastronomia, cultura, negócios e atividades de animação.
Fonte: http://www.turismodeportugal.pt/