Desde o último dia 24, quando a Seleção Brasileira iniciou sua trajetória rumo ao sonhado hexacampeonato na Copa do Mundo do Catar, o país vive a expectativa – acompanhada de certas doses de tensão – de novamente conquistar o torneio mais famoso do planeta. Mas, até a chegada do desejado título, que tal conhecer atrativos nacionais que ajudam a manter viva uma das maiores paixões nacionais? A Agência de Notícias do Turismo separou algumas opções.
Uma das principais alternativas, talvez a mais ilustre delas, fica no Rio de Janeiro e foi inaugurada no distante ano de 1950. Trata-se do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, cenário de episódios históricos do futebol, como a primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa e a final da Copa do Mundo de 2014. A visita à arena, popularmente chamada de “Maraca”, permite percorrer espaços como os vestiários usados por atletas e chegar até a beira do campo de grama.
Já o estado de São Paulo reúne alternativas que permitem apreciar as casas de alguns dos maiores clubes do futebol nacional. Na capital paulista, exemplos do tipo são a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, e o Allianz Parque, que abriga o Palmeiras. Ainda no estado, destaque também para a Vila Belmiro, berço do Santos Futebol Clube, na cidade de mesmo nome, que também guarda um museu dedicado a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.
Ainda na região Sudeste, o visitante da cidade de Belo Horizonte tem a oportunidade de apreciar o principal templo do futebol do estado de Minas Gerais: o Estádio do Mineirão. No local é possível conferir experiências relativas ao chamado “Gigante da Pampulha”, onde há décadas os times Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube travam duelos e que também é palco de grandes competições nacionais e estrangeiras.
Já no Rio Grande do Sul, as alternativas para os interessados em fazer uma imersão no mundo do futebol englobam a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, casa do Tricolor Gaúcho. Outra opção é ficar por dentro da história do principal rival gremista, o Sport Clube Internacional. No Estádio Beira-Rio, um museu preserva a trajetória do time colorado. Em Curitiba (PR), por sua vez, o destaque é a Arena da Baixada, casa do Club Athletico Paranaense, o “Furacão”.
REGIÃO NORDESTE – Na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, um passeio permite percorrer a Arena das Dunas. O estádio, que também sediou partidas da Copa de 2014, leva o visitante a contemplar áreas exclusivas, como o gramado e o banco de reservas. Em São Lourenço da Mata, próxima a Recife (PE), a pedida é apreciar a Arena de Pernambuco, com direito a passagens pelos vestiários, o gramado e um museu com relíquias do esporte nacional.
MTUR NA COPA – Em alusão à Copa do Catar, o MTur criou seu próprio álbum de figurinhas, estrelado por 11 monumentos nacionais (Saiba mais AQUI). A publicação reúne atrativos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), e as estátuas de Juscelino Kubitscheck, em Brasília (DF), e de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE). Há espaço também para estátuas de Pelé, em Santos (SP), e de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, eterno ídolo do Flamengo, na capital fluminense, entre outras.
Leia mais:
Copa do Mundo 2022: saiba mais sobre as cidades natais dos jogadores convocados
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo CategoriaViagens e Turismo