Você gosta de visitar templos antigos, santuários e monumentos religiosos? O portal Patheos, especializado em notícias sobre religião, fez uma lista dos locais mais sagrados ao redor do mundo.
Muitos deles são conhecidos por serem importantes para a religiosidade de determinada região, atraindo fiéis e turistas de outras culturas. O Brasil não apareceu nesta lista.
Como foi criada esta lista? O portal considerou diversos locais sagrados para diferentes religiões e avaliou:
- a frequência de pesquisas na internet sobre o monumento;
- o número de visitas ao local;
- além de uma votação da equipe editorial e de líderes religiosos e estudiosos.
Segundo o portal, a avaliação para dizer se o lugar possui santidade ou não é relativa. Ou seja, pessoas podem considerar outros lugares mais sagrados.
Veja abaixo os cinco primeiros colocados:
1. Monte do Templo (Israel)
Jerusalém, a cidade velha, Monte do Templo — Foto: Divulgação – Wiki Loves Monuments
O local é considerado sagrado para o Islamismo, Judaísmo e Cristianismo, cada um à sua maneira. O local fica em Jerusalém, capital de Israel.
2. Grande Mesquita de Meca (Arábia Saudita)
Vista aérea da grande mesquita de Meca, na Arábia Saudita, em foto de maio de 2019 — Foto: Saudipics.com/Wikimedia Commons
Localizado em Meca, na Arábia Saudita, o templo é associado à religião do Islamismo. É a maior e mais importante mesquita do Islã.
3. Monte Sinai (Egito)
O sol nasce enquanto a lua se põe a partir da vista do topo do Monte Sinai ou ‘Monte Moisés’ em Santa Catarina, na península do Sinai, Egito, sexta-feira, 6 de outubro de 2017. — Foto: Reprodução AP Photo – Nariman El-Mofty
Este Monte está localizado na península do Sinai, no Egito. Ele é considerado sagrado para religião do Islamismo, Cristianismo e Judaísmo. Tradicionalmente conhecido como “Montanha de Moisés”, o pico, segundo a crença das religiões, foi visitado pelo profeta de Deus, Moisés, que comungou com o divino.
4. O rio Ganges, Índia e Bangladesh
Uma visão aérea dos ghats iluminados na margem do rio Ganges, na Índia, no dia 13 de dezembro de 2021 — Foto: Reprodução – AP/Rajesh Kumar Singh
Sagrado para o Hinduísmo, o rio possui 2.560 quilômetros de extensão e corta os países índia e Bangladesh. Devido à natureza sagrada do rio Ganges, vários edifícios sagrados foram construídos em suas margens ou perto delas.
5. O Templo Dourado (Índia)
Hamandir Sahib ou Darbar Sahib (também conhecido como Templo Dourado), o santuário mais sagrado do Sikhismo localizado na cidade de Amritsar, na Índia, em 2010 — Foto: Reprodução Wiki Commons – Oleg Yunakov
O Sri Harmandir Sahib, conhecido popularmente como “O templo Dourado”, é um local divino para os Sikh (Siquismo), religião monoteísta. Essa religião foi criada por Guru Nanak, chamado de Guru Nanak Dev Ji, que significa santidade e respeito.”
Fonta: G1 Turismo