Bayard Boiteux

França tenta escapar dos percevejos

Câmara de Paris pediu plano de ação ao governo contra estes insetos. Escola de Marselha fechou portas devido a infestação!

De repente, os percevejos saltaram para o topo da agenda política em França. Depois de a Câmara de Paris pedir oficialmente um plano de ação ao governo, multiplicam-se relatos e vídeos destes insetos alegadamente a passearem-se em transportes e salas de cinema.

Na manhã desta terça-feira, foi a vez de uma escola em Marselha fechar portas devido a uma infestação generalizada.

Mohand Arezki Izri, entomologista, explica que “o percevejo é um inseto que parasita os humanos desde sempre. É um inseto hematófago, ou seja, alimenta-se exclusivamente de sangue, de sangue humano. É noturno, sai durante a noite para nos picar enquanto dormimos na cama. O percevejo esconde-se durante o dia, não o vemos”.

Erradicá-los pode custar várias centenas de euros e muitas noites mal dormidas. Há mesmo quem testemunhe ansiedade e depressões após passar meses a tentar ver-se livre destes indesejados hóspedes.

“É o regresso de férias. As pessoas foram viajar, trazem-nos dentro da mala, levam-nos para os espaços públicos e proliferam. Um percevejo pode produzir 500 ovos durante a vida e multiplica-se exponencialmente”, afirma Franck Dabi, especialista em desinfestações.

As autoridades sanitárias relembram que este problema não está relacionado com condições de higiene e que não deve haver qualquer estigma que impeça de alertar os próximos.

Deixe um comentário