Bayard Boiteux

São Paulo confirma recorde no turismo em 2011

A SPTuris (São Paulo Turismo), empresa municipal de turismo e eventos da capital paulista, acaba de divulgar o balanço da atividade turística na cidade em 2011. Tanto a ocupação dos hotéis, quanto a arrecadação de ISS com turismo bateram novo recorde, desde que começaram a ser medidos, há sete anos.

Os números foram apurados pelo Observatório do Turismo – núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris. A ocupação dos hotéis paulistanos em 2011 foi, em média, de 69,29% e chegou a mais de 75% em alguns meses. O valor representa um aumento de 1,41% (ou cerca de 1 ponto percentual) em comparação a 2010 e de 18% (ou 10,56 pontos percentuais) em relação a 2005, quando o índice começou a ser analisado.

A arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) com o grupo 13 – que considera o consumo de pacotes, hospedagem e eventos – chegou a R$ 199,6 milhões, um aumento de R$ 40,9 milhões – ou 25,77% – em relação ao ano anterior e de nada menos que 129,77% comparado a 2005.

O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, comemora o resultado. “São Paulo conquistou seu lugar entre os grandes destinos mundiais, alcançando ainda a marca de maior destino do País, com estimados mais de 12 milhões de visitantes anuais. Hoje a cidade é procurada por muitos tipos de turistas que buscam lazer, cultura, eventos, estudos, shows, entretenimento, saúde, compras etc”.

Rehder acredita que esse período de crescimento ainda será observado pelos próximos anos. “São Paulo  tem sido exemplo em várias iniciativas para atrair turistas e na busca pela melhoria no atendimento aos visitantes. Com a ajuda do setor privado, esses índices devem continuar crescendo”, diz o presidente da SPTuris, que completou: “Nos últimos anos, a SPTuris desenvolveu dezenas de projetos que obtiveram sucesso. Fizemos capacitação da mão de obra com o Capacidade, que já treinou cerca de 4 mil profissionais ligados direta e indiretamente ao turismo, investimos na qualificação  da infraestrutura turística, com a instalação de mais de 700 placas de sinalização viária dos principais pontos turísticos e abrimos novas centrais de informação turística”.

De acordo com Rehder, a capital inovou também na promoção. Lançou recentemente a Marca São Paulo, o aplicativo para smartphones e tablets, SP Mobile, e o São Paulo Best Week, programa que, em todos os feriados prolongados, terá promoções e descontos em hotéis, restaurantes e serviços.

Pesquisas do Observatório do Turismo traçam perfil dos visitantes de São Paulo

Para ajudar a entender quem são os visitantes de São Paulo, o Observatório do Turismo da SPTuris traçou o Perfil dos Hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos de 2011, levantamento que identifica diversas características dos que se hospedam em hotéis e hostels na cidade, sua procedência, suas motivações de viagem, seus gastos médios e sua permanência na cidade.

A pesquisa aponta que os visitantes são majoritariamente homens (64,9%) e brasileiros (82,4%), principalmente do Interior e Litoral do Estado, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre. Os estrangeiros representam 17,6% e vêm principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Japão, Alemanha, Espanha.

A principal motivação continua sendo Negócios (45%), Eventos (24,4%) e Lazer (12,2%) e observa-se um forte aumento dos turistas motivados por Estudos que em 2011 representaram 6,7% dos visitantes.

“O perfil do turista que vem para São Paulo mudou  um pouco nos últimos anos. Antigamente conhecida como um destino puramente de negócios, hoje a cidade é vista também como parada obrigatória para quem busca lazer, cultura,  entretenimento, boa gastronomia, eventos, saúde, estudos, compras. Isso se reflete em todo o setor”, informa o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.

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