Bayard Boiteux

Governo quer pacto para fortalecer o turismo, diz presidente da Paratur

“Realizamos a Fita 2012 em um dos momentos mais importantes da história do turismo no Pará. Este é o ano da criação da Setur (Secretaria de Estado de Turismo) e da reestruturação da Paratur (Companhia Paraense de Turismo), agora com a missão de promover e divulgar, através de ferramentas de inteligência de marketing, o turismo do Pará. É o momento do pacto do Governo do Estado, por meio da Paratur e da Setur, com o empresariado e a sociedade, para planejarmos e executarmos juntos programas, projetos e ações voltadas ao fortalecimento do turismo como atividade geradora de emprego, renda e qualidade de vida para a população e para quem nos visita”, declarou Socorro Costa, presidente da Paratur, ao abrir a 6ª Fita (Feira Internacional de Turismo da Amazônia), na manhã da última sexta-feira.

Segundo ela, a concepção da Fita 2012 é inspirada no Plano “Ver-o-Pará” (Plano Estratégico de Turismo), elaborado para dar novas diretrizes à política pública de investimentos no setor. Socorro Costa convidou os agentes de viagens e operadores de turismo a conhecer e, futuramente, comercializar as regiões turísticas do Pará, e incentivou os jornalistas a “levarem ao mundo a boa notícia que é fazer turismo no Pará, na Amazônia”.

O secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, ressaltou o bom momento do turismo no Pará, afirmando que “hoje, o turismo voltou a ser prioridade do Governo do Estado”. Para o secretário, a retomada das ações de qualificação, como aquelas previstas no Peqtur (Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo), e a melhoria da infraestrutura turística, em especial do transporte para o Polo Marajó, são prioridades da Secretaria de Turismo.

Adenauer Góes destacou ainda a importância da sintonia entre governantes e empresários, para o desenvolvimento do turismo brasileiro. “É importante que nós, enquanto gestores públicos, possamos desenvolver políticas que sinalizem ao nosso empresariado que ele pode investir no turismo com segurança”, disse o secretário, ao agradecer a participação de todos no evento, em especial Jeanine Pires e Eduardo Sanovicz, ambos ex-presidentes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marta Rossi, realizadora da Festival de Turismo de Gramado (RS), e o superintendente do Sebrae Pará, Vilson Schuber.

Após a cerimônia de abertura da Fita 2012, começou a palestra “Mega eventos – A Promoção e as oportunidades de negócios na atividade turística”, ministrada por Jeanine Pires, presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, de São Paulo, que destacou a importância dos grandes eventos esportivos, como a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, para incrementar o turismo no País.

Fonte: Jornal de Turismo

Deixe um comentário