Bayard Boiteux

Conheça as melhores rodas-gigantes do mundo

Uma roda-gigante pode fazer parte dos brinquedos de um parque de diversões ou funcionar como ponto turístico, mas de uma forma ou de outra fornece uma vista privilegiada. Algumas famosas como a London Eye, na Inglaterra, são visitadas por turistas a procura de um passeio calmo com uma paisagem de tirar o folego. Já quem procura algo como a Big-O, no Japão, está em busca de emoção. Confira a seleção feita pelo jornal Telegraph das melhores rodas-gigantes do mundo:

The High Roller
Las Vegas confirmou recentemente o plano de construir a maior roda-gigante do mundo, a The High Roller, em 2013. O grupo de ressortes cassinos Caesars Entertanmente recebeu sinal verde no mês passado para iniciar a construção do esqueleto de metal, que deve custar 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 7.750.000). Ela deve fazer parte da estrutura do The Linq, um novo complexo de restaurantes e entretenimento. A roda-gigante terá mais de 167 metros de altura com 28 cápsulas, que comportam 40 pessoas. O visitante terá uma vista extensa por Las Vegas durante meia hora de passeio.

Singapore Flyer
Atualmente a maior roda-gigante do mundo, a Singapore Flyer possui quase 165 metros de altura e oferece aos visitantes uma vista panorâmica da Baía Marina, incluindo os vizinhos Malásia e Indonésia. Cada uma das 28 cápsulas é do tamanho de um ônibus e juntas acomodam 784 passageiros. A Singapore Flyer também oferece uma experiência gastronômica nas alturas.

London Eye
Esta roda gigante com 32 cápsulas, quase 425 metros de circunferência e lugar para 800 passageiros, é um dos principais pontos turísticos de Londres. Com 135 metros de altura a London Eye permite ao visitante enxergar até 40 km em todas as direções em dias claros.

Navy Pier
Ela foi modelada a partir da primeira roda-gigante do mundo, construída para Exposição Universal em Chicago em 1893. Cada uma das suas 40 cápsulas comporta até seis pessoas e oferece vista para o horizonte de Chicago. A Navy Pier tem uma estrutura de 45 metros de altura e 42 metros de diâmetro, que é iluminada todas as noites.

Estrela de Nanchang
Esta roda-gigante, localizada em Nanchang, no meio do caminho entre Hong Kong e Xangai, já foi a maior do mundo com seus 160 metros de altura. Ela oferece uma vista panorâmica sobre a cidade e comporta seis passageiros em cada uma de suas 60 cabines.

Zhengzhou
Esta é maior roda-gigante da China, com cerca de 119 metros de altura. Feita em forma de estrela a Zhengzhou é iluminada durante a noite.

Sunzhou
Esta roda-gigante está localizada sobre o lago Jinji, na província Jiangsu, na China. Ela recebe até 365 pessoas em suas 60 cabines. Com 120 metros de altura a Sunzhou demora 20 minutos para fazer a volta completa.

Tianjin Eye
Também localizada na China esta roda-gigante fica na ponte Yongle, em Tianjin e é conhecida por sua estrutura em forma de Y invertido. A noite ela recebe uma iluminação de cores fluorescentes. Com 48 cabines que comportam até oito passageiros cada, ela fornece vista para as melhores atrações da cidade, incluindo a rua Gu Wenhua Jie e a Praça Jinwan.

Changsha
Localizada na província chinesa de Hunan , a Changsha foi aberta em 2004.  Ela possui quase 100 metros de diâmetro e 120 de altura.

Riesenrad
Desenhada pelo engenheiro inglês Walter B. Basset, a roda-gigante mais famosa da Áustria foi construída originalmente para marcar o Jubileu Dourado do imperador Franz Josef, em 1897. Destruída durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi restaurada em 1947. A Riesenrad possui 65 metros de altura e gira a 2,7 quilômetros por hora, permitindo uma visão linda de Viena. Ela foi vista no cinema em filmes como O Terceiro Homem007 – Marcado para Morrer.

La Grande Roue
Esta roda-gigante foi criada originalmente para as celebrações do novo milênio em 2000, em Paris. Posteriormente foi reerguida em Birmingham em 2003. Ela possui 100 metros de altura e 42 gôndolas. A mesma roda-gigante também foi construída em Manchester para o Natal de 2004, e em Newcastle, Gateshead, onde permaneceu até setembro de 2005. Outros locais também receberam a estrutura foram Bangkok para o Suan Lum Night Bazaar em 2006 e Antuérpia, onde foi vista pela última vez em 2008. Esta roda-gigante leva três dias para ser construída e dois para ser quebrada, por isso pode ser desmontada e levada para novos destinos. Barcelona, Milão, Cannes, Orlando, São Paulo e Hong Kong são alguns dos lugares que estão presente na rota futura da La Grande Roue.

Texas Star
Construída em 1985, a Texas Star é a maior roda-gigante da América do Norte. Com altura aproximada de um prédio de 21 andares ela faz 1,5 voltas por minuto. Em dias de céu claro, os visitantes conseguem ver Forth Woeth a quase 65 quilômetros de Dallas. As 44 cabines comportam até seis passageiros cada. Durante a noite ela recebe iluminação de LED.

Eurowheel
Esta roda-gigante de 92 metros, é a segunda mais alta da Europa, perdendo apenas para a London Eye. Esta está localizada no parque de diversões italiano Mirabilandia, em Emilia-Romagna. A Eurowheel possui vista sobre as praias de Ravenna e é iluminada por 50 mil lâmpadas à noite, por isso é conhecida como a roda-gigante mais brilhante do mundo.

Cosmo Clock
Esta roda-gigante japonesa, lançada em 1989, foi a maior do mundo por oito anos, ainda hoje ela mantém o título de maior relógio. A Cosmo Clock possui 108 metros de altura e 60 cabines, que abrigam oito pessoas casa, sua rotação é de uma volta a cada 15 minutos. Situado na zona costeira de Minato Mirai 21, em Yokohama, a roda se localiza ao lado de outras estruturas importantes, incluindo a Landmark Tower, a estrutura terceira mais alta do Japão, e a Yokohama Marine Tower, anunciado como o mais alto farol do mundo.

Santa Monica Pier
Localizada em Los Angeles, esta roda-gigante de aproximadamente 28 metros de altura é a primeira e única movida à energia solar. Suas cabines octogonais e abertas oferecem uma vista espetacular sobre o oceano.

Big-O
Esta roda-gigante é encontrada dentro de Tokyo Dome City, um enorme complexo de entretenimento na capital japonesa. Seu diferencial é o centro oco, por onde passa a Thunder Dolphin, a montanha-russa mais rápida do Japão.

Moscow-850
Localizada na parte sul do All-Russia Exhibition Centre, a Moscow-850 foi construído em 1997 para marcar o aniversário de 850 de Moscou. Ele tem 74 metros de altura com 40 carros de passageiros, incluindo cinco cabines ao ar livre, que comportam oito pessoas em cada.

Diamond and Flower
Esta é a segunda maior roda-gigante já construída no Japão. Ela possui 116 metros de altura e 110 de diâmetro. De cada uma de suas 68 cápsulas é possível observar o Monte Fuji e a península de Boso.

Daikanransha
Também localizada em Tóquio, esta roda-gigante possui 115 metros de altura. A vista das cabines varia da ponte Rainbow Bridge à Torre de Tóquio e, possivelmente, o topo do Monte Fuji em dias claros.

Canton Tower
Um dos mais altos arranha-céus da China deu mais um motivo para a vertigem de seus visitantes quando intalou uma roda-gigante no topo de sua torre no ano passado. As 16 cabines giram em torno do prédio oferecendo uma vista panorâmica da cidade a mais de 450 metros de altura.

Deixe um comentário