Bayard Boiteux

Novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes já está valendo

O registro do fluxo de hóspedes nos hotéis conta, agora, com um sistema informatizado, criado pelo Ministério do Turismo (MTur) e que já está valendo para seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O novo sistema facilita o envio, pelos meios de hospedagem, das Fichas Nacionais de Registro de Hóspedes (FNRHs), com informações de apresentação obrigatória no Brasil, segundo a Lei do Turismo (Lei 11.771/2008), que são fornecidas pelos hóspedes no momento do check-in. O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) vai garantir o acompanhamento da movimentação diária de hóspedes, permitindo que o governo federal identifique o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região. O objetivo é tornar mais eficiente o levantamento de dados sobre o setor, facilitando a criação de políticas públicas para o turismo no País.

A transição para o SNRHos será iniciada nos meios de hospedagem das seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013 – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador – que têm 60 dias, contados a partir do dia 1º de novembro, para se adaptar ao novo sistema. As empresas hoteleiras podem escolher três diferentes formas de transmissão dos dados: plataforma on-line, quando a atualização é feita em tempo real; off-line, por meio de um programa de computador para registro e inserção das informações; ou por sistema próprio de gestão hoteleira, que deve estar integrado ao SNRHos.

De acordo com o calendário de implantação do novo sistema, as próximas cidades a iniciar a transição, em março, serão: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, que são as outras cidades-sedes da Copa de 2014. Os demais Municípios brasileiros começam a aderir ao sistema em 1º de julho de 2013.

As informações sobre como utilizar o sistema, com o passo a passo para adesão, prazos e acesso para download do software estão disponíveis no sitehttp://www.hospedagem.turismo.gov.br/.

Fonte: CNC

Deixe um comentário