Bayard Boiteux

Saiba quais destinos brasileiros combinam com a estação mais quente do ano

Ah! O verão! A estação do calor em boa parte do Brasil é momento para desfrutar o que há de melhor oferecido pelos destinos nacionais. Afinal, os dias de verão coincidem com as férias de muita gente, impulsionando ainda mais as viagens pelo país. As águas salgadas estão no topo da lista quando o assunto é curtir o calor, por isso os destinos do litoral brasileiro estão super em alta nessa época!

Mas, além de locais que são perfeitos para curtir o calorzão, o Brasil reúne destinos a serem visitados em cada estação do ano. E mais: são a cara de cada uma delas, deixando a viagem ainda mais marcante. A Agência de Notícias do Turismo apresenta alguns roteiros para você já ir se programando para viajar nas suas próximas férias:

VERÃO – Vamos começar pelo mês 01 de 2023. O verão no Brasil acontece entre os dias 21 de dezembro de 2022 a 20 de março deste ano (ou seja: estamos vivenciando essa estação). Além dos destinos de sol amplamente procurados, como as praias do Sudeste e Nordeste, o turista tem uma diversidade de águas para conhecer e sentir o refresco delas também nas cachoeiras e rios espalhados literalmente de Norte a Sul do país.

Um exemplo está lá no topo do mapa brasileiro: cidade de Santarém, no Pará. Por causa das águas cristalinas do Rio Tapajós, o local tem mais de 100 quilômetros de praias e areias branquinhas que mais se parecem com o mar. É o caso da vila de Alter do Chão, conhecida como “Caribe Brasileiro”, escolhida pelo jornal inglês The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo.

Tem opção também para os que querem uma imersão nos diferentes biomas brasileiros. Os parques naturais do Brasil estão em alta nessa época. Alguns exemplos são o Parque Nacional da Chapada do Guimarães (MT), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), e o Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA), onde o visitante vai renovar as energias nas águas de poções e cachoeiras.

OUTONO – A estação das folhas caídas começa em 20 de março e acaba em 21 de junho. Aproveite o período para visitar as cidades que ganham um charme natural por conta do outono. Gramado (RS) é um exemplo. Imagine observar as folhagens avermelhadas, tomando um chocolate quente em meio a um friozinho ameno? O passeio vai parecer até coisa de filme. Não deixe de registrar esse momento.

Campos do Jordão (SP) também é outro destino queridinho quando o assunto é outono. Seguindo a linha do romance e friozinho, a cidade esbanja charme com árvores que formam um “tapete natural” de folhas nas ruas. Comer fondue e tomar um vinho com essa paisagem exuberante trará um toque especial para a experiência de férias, não é mesmo? 

INVERNO – Agora, se a ideia é encarar uma viagem nos dias mais frios, o destino (adivinha?) também é o Brasil. De Norte a Sul, o viajante vai poder tirar o casaco do armário e aproveitar as baixas temperaturas. Um exemplo é lá no Nordeste, em Guaramiranga (CE), onde a região de serra deixa o clima ameno e chuvoso, proporcionando ao turista uma verdadeira imersão na “Suíça Cearense”.  O frio fica ainda mais aconchegante junto com aquele café quentinho, que, por sua vez, é feito na própria região com uma técnica chamada “café de sombra”, o que faz com que a iguaria esteja na lista de cafés especiais.

Já nas cidades de São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, o frio é tão intenso que o turista poderá até mesmo prestigiar a neve. São Joaquim fica a 1.300 metros de altitude, e no inverno, caem floquinhos de neve. No município, é possível apreciar o clima ao ar livre, visitando pomares de maçãs e passeando pelas diversas vinícolas da região.

Urupema é conhecida como a Capital Nacional do Frio. A cidade por si só já é um atrativo na estação fria e fica ainda mais especial quando o turista conhece a “cascata que congela”, localizada no Morro das Torres, um dos pontos mais altos da região.

Ah! Lembrando que o inverno vai de 21 de junho a 23 de setembro. Anote a data aí na agenda e já separa uns dias de folga para não perder o passeio nas cidades campeãs de friozinho. 

PRIMAVERA – Para fechar o ano, as flores dão o ar da graça e encantam os destinos nacionais. Entre os dias 23 de setembro a 22 de dezembro, a Primavera presenteia os turistas com o colorido nas cidades e o aroma agradável da natureza. Holambra (SP), Nova Petrópolis (RS) e Brumadinho (MG) são alguns dos destinos para vivenciar os atrativos dessa estação. 

Considerada o “jardim” do Brasil, Holambra é forte produtor e exportador de flores. Por esse motivo, a cultura do município é tão enraizada nessa beleza natural que o local presenteia os visitantes com festividades e atrativos relacionado a flores. Já Nova Petrópolis é o “jardim” da Serra Gaúcha”. Colonizada pelos alemães, a cidade é repleta de espaços naturais e floridos. No centro da cidade, a Praça da República é conhecida também como Praça das Flores, tamanha a variedade de cores e de espécies.

A estação no Brasil também oferece incríveis opções para quem quer aliar beleza e conhecimento. Em Brumadinho, o turista confere a união entre natureza e arte contemporânea e pode visitar o Instituto Inhotim, um museu a céu aberto que surpreende o visitante com centenas de árvores floridas em meio à Mata Atlântica. São milhares de espécies botânicas que embelezam os jardins, intercalados por galerias e obras de arte ao ar livre.

O Brasil tem mesmo uma viagem para cada estação! Agora, é só anotar na agenda e programar aquele roteiro que vai eternizar momentos inesquecíveis.

Fonte: Nayara Oliveira / MTur

Deixe um comentário