Bayard Boiteux

Uberaba é a primeira cidade de MG a ser reconhecida como Geoparque pela Unesco

A cidade de Uberaba (MG) foi incluída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Rede Mundial de Geoparques. O município é o primeiro localizado no estado de Minas Gerais e na região Sudeste a fazer parte da lista, que, no Brasil, possui outras cinco localidades.PUBLICIDADE

O anúncio oficial do reconhecimento da cidade, localizada a cerca de 475 quilômetros de Belo Horizonte, ocorreu durante evento na manhã desta quarta-feira (27) na prefeitura. Como celebração, está programado um show para as 18h no centro de eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na avenida Barão do Rio Branco, 1.717.

Participaram do evento a prefeita Elisa Araújo (PSD), o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, o secretário estadual de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas de Oliveira, entre outras autoridades.

De acordo com a administração municipal, a inclusão de Uberaba na lista de Geoparques da Unesco trará benefícios à cidade e ao estado. Entre eles, diz a prefeitura, estão a “promoção do turismo, o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, a conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local”.

“O mundo irá conhecer Uberaba. Estou muito orgulhosa dessa conquista e, com certeza, por meio da chancela da Unesco considerando Uberaba como o primeiro Geoparque da região Sudeste, vamos ter ganhos econômicos, mais atração de investimentos e principalmente de turistas. Seguiremos enriquecendo nossa cultura e a educação, com a nova visibilidade que teremos”, comenta a prefeita Elisa Araújo.https://195a4a3a42df5897acada9b6d0f673f0.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Evento que marcou a chancela da cidade de Uberaba como Geoparque pela Unesco
Evento que marcou a chancela da cidade de Uberaba como Geoparque pela Unesco / Divulgação

História

Batizado de Aspirante Geoparque Uberaba-Terra de Gigantes, o Geoparque localizado no Triângulo Mineiro começou a surgir em 2014, quando o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro identificou o potencial do município para se tornar um parque ecológico.

Ribeiro comprovou esse potencial em sua tese de doutorado, que apontou uma diversidade de sítios paleontológicos com alto grau de conservação de fósseis de diferentes espécies. O território soma 4.523,957 km².

O dossiê de candidatura da cidade foi recebido em julho de 2023. Em setembro do mesmo ano, durante a 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, no Marrocos, Uberaba foi recomendada para integrar a lista dos Geoparques mundiais.

Outros Geoparques no Brasil

Além de Uberaba, o Brasil possui outros cinco Geoparques reconhecidos pela Unesco. São eles:

  • Araripe (CE)
  • Caçapava (RS)
  • Quarta Colônia (RS)
  • Seridó (RN)
  • Cânions do Sul (SC e RS)

(Publicado por Fábio Mathias)

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário