Bayard Boiteux

Fama da Toscana já atiça a memória antes da viagem

Viajar é mergulhar numa sopa de ilusões. E o processo começa muito antes de você embarcar. A primeira escala é a memória e sua irmã gêmea, a imaginação.

Como explica Dan Gilbert em “Stumbling on Happiness”, embora tenhamos a impressão de que a memória é uma espécie de filmadora intracraniana, que registra as coisas como aconteceram, ela na verdade reconstrói o episódio lembrado cada vez que o acessa. Nesse processo, pedaços são continuamente descartados e coisas novas são criadas, ao sabor de nossos desejos e inclinações.

É por isso que não hesitamos muito antes de repetir erros que deveriam ser conhecidos, como voltar a passar o Natal na casa da sogra. Sob a excitação da perspectiva de sair em férias, o cérebro imagina o futuro mobilizando apenas as lembranças positivas das estadias prévias e ignorando as negativas.

Nesse contexto, uma viagem à Toscana acumula pontos extras no cérebro antes de partirmos. Essa região da Itália, afinal, é praticamente sinônimo de arte, paisagens deslumbrantes, ruínas antiquíssimas, boa comida e, dizem, excelentes vinhos.

O tema escolhido pela Agenzia di Promozione Economica della Toscana, que custeou parte do périplo, foi Toscana Insólita, isto é, as áreas menos visitadas da região. Isso significa excluir megadestinos turísticos como Florença e Pisa. Tratando-se da Itália, podemos tirar tudo isso que ainda sobra muita, muita coisa.

O primeiro ponto de visitação foi Carrara. As ilusões visuais atacam assim que avistamos uma cordilheira de cumes brancos. O cérebro rapidamente categoriza a paisagem como neve. Só que não há neve no verão naquela parte da Itália. E a resposta, que só vem com a explicação do guia, é que as montanhas são brancas porque são feitas de mármore, o mais legítimo mármore de Carrara.

O mármore branco começou a ser extraído pelos romanos 2.500 anos atrás e não há sinal de que vá acabar (o negro, que ocorria em frações muito menores, já se foi).

É possível contratar um guia com um jipe 4×4 que o levará por estradinhas sinuosas até o alto das montanhas, de onde os blocos são extraídos. Como o mármore mais externo é de pior qualidade, em certos pontos os donos das minas foram cavando para dentro e criaram gigantescas cavernas que podem ser visitadas.

E já que o assunto são ilusões, vale a pena visitar algum dos ateliês de escultura. Ali você vai descobrir que há algo de podre no reino das artes plásticas. As figuras de mármore que vemos por aí não são necessariamente feitas pelos escultores que as assinam. Trabalhar com mármore não é para qualquer um e, quando se erra, não há volta.

Assim, muitos escultores entregam um modelo em gesso (ou um programa de computador) de sua concepção a um desses ateliês, e os artesãos locais o transformam numa peça de mármore valendo-se de paquímetros e “pointing machines”.

Fonte: FOLHA Turismo

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